terça-feira, 4 de agosto de 2009

EXPECTATIVAS DA FORMAÇÃO APRENDENDO COM AS TIC'S


Desde o dia 07 de julho estamos em formação no NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO – NTE, pertencente a rede municipal de ensino de Florianópolis, num curso intitulado APRENDENDO COM AS TIC'S. Até agora, estamos compreendendo o Sistema Linux, planejando uma pesquisa de estudo e também montamos um blog.
O planejamento da pesquisa, foi organizado em duplas, e nós como somos professoras que atuamos na Educação Infantil, optamos em pesquisar sobre a influência da música no desenvolvimento infantil. Seguimos as perguntas que foram organizadas pelas coordenadoras do curso, e o planejamento ficou estruturado da seguinte forma:

1.Problemática da Pesquisa:Qual a influência da música no desenvolvimento infantil?

2.O que eu sei:A criança ao en
trar em contato com o universo dos sons tem uma mudança significativa em seu comportamento.

3.O que eu não sei:Por que a mídia influencia tanto na musicalização das crianças?


4.O que eu quero descobrir?Quais as ferramentas e estratégias que a mídia utiliza para alcançar o interesse das crianças a seu favor.

Com base nas perguntas que elencamos temos muito trabalho pela frente...

Ana e Sabrina

BLOG: UMA FERRAMENTA QUE INCENTIVA A ESCRITA

Atualmente vivemos em uma era digital, em que, as informações são repassadas rapidamente... As crianças hoje desde que nascem possuem contato com a tecnologia e os professores devem se apropriarem dessas ferramentas como estratégia de ensino. O texto Blogs e Fotoblogs que ensinam, do Professor João Luís de Almeida Machado, utiliza a ferramenta do blog, que é um diário virtual, para seus alunos da graduação do curso de Gastronomia, do Centro Universitário Senac em Campos do Jordão socializarem seus conhecimentos do curso.
Ele pede aos alunos que coloquem as fotos e textos do que aprendem nas aulas, promovendo discussões online, motivando-os a escreverem sobre o que internalizaram dos conteúdos. Destaca a importância de registrar, fazendo um resgate da escrita em todos os tempos. Sugere também que a escrita virtual seja feita corretamente, gramaticalmente e ortograficamente, para que o exercício da escrita nos blogs contribua também para produções textuais.
Finaliza sugerindo que todos os professores, comecem a apropriarem-se dessa ferramenta virtual como motivação aos seus alunos, que crescem nessa nova era: A TECNOLÓGICA.

Ana